Temática: Meio Ambiente / Economia Circular

A solução oferecida são os produtos menstruais reutilizáveis que buscam ressignificar a relação das pessoas com o próprio corpo e o planeta, como: i) os coletores menstruais; ii) os absorventes de pano e, iii) as calcinhas menstruais. Todos eles significam menos lixo, menos tabu, mais conforto e mais saúde para as mulheres.

Agimos em três importantes pontos: Facilitamos a assistência técnica diária e capacitação pelo nosso App (ManejeChat); Conectamos indústrias compradoras e agricultores familiares (renda); Acompanhamos dados sociais, ambientais e agronômicos de forma sistematizada, gerando planejamento estratégico. Modelo B2B, plano anual.

A solução são os: i) Biofertilizantes – IBCs de base biotecnológica de, que são destinados à agricultura orgânica e convencional, as características e funcionalidades relacionam-se à capacidade que certas cianobactérias têm de fixarem o Nitrogênio atmosférico (N2) para o solo; e ii) as Biomoléculas – PBSs, produzidas com base em cepas de cianobactérias tóxicas e atóxicas e são destinadas ao monitoramento de mananciais, garantindo a potabilidade da água para sociedade.

Conectamos pequenos agricultores locais à consumidores da cidade através de um e-commerce. E nesse processo remuneramos os agricultores de forma justa, para fomentar ainda mais uma produção que não utiliza agrotóxicos. Além de termos práticas internas sustentáveis como o não uso de plástico nas nossa embalagens.

– Coleta inteligente de resíduos por cooperativas, com gestão por aplicativo próprio;
– Desenvolvimento de telhas através dos resíduos coletados;
– Gestão de resíduo gerados por empresas através de plataforma própria com blockchain.

O negócio oferece alguns tipos de solução para a compostagem in loco de residências e grandes geradoras: i) Composteira Humi, uma vermicomposteira desenvolvida para casas e apartamentos; ii) sistemas de compostagem termofílica de fácil instalação e operação para grandes geradoras. Além disso, também realiza diagnóstico, metodologia de gestão dos resíduos, palestras de sensibilização, implementação, treinamentos, visitas técnicas e projetos com governos.

Somos um negócio B2B que atua na contramão da indústria têxtil tradicional. Criamos e desenvolvemos produtos têxteis com metodologia de reaproveitamento de matéria-prima ou matéria-prima reciclada da garrafa PET, design inteligente e lixo zero. Além disso, nossa mão de obra é uma máquina de geração de renda, emprego, ressocialização e oportunidade para mulheres detentas e ex-detentas que buscam uma segunda chance por meio do trabalho.

1) um sistema compacto de compostagem de larga escala.
2) um processo de produção de biofertilizante liquido.
Permite o tratamento de resíduos orgânicos próximo ao local de geração, sem necessidade de transporte para aterros ou lixões, gerando Composto Orgânico. Ainda, há a possibilidade de produção de biofertilizante liquido, que permite reduzir a dependência de fertilizantes minerais.

Nossa solução foi a criação e o desenvolvimento das embalagens de segurança para e-commerce 100% Sustentáveis
Com matéria prima vindo do agronegócio e de fonte renovável (cana-de-açúcar) e biodegradável (óleo do coco da palmeira), mais o PCR pós consumo da economia circular
Nosso propósito é a Captura de CO² e o Crédito de Carbono
Um produto com pegada de carbono neutro, biodegradável e circular

Diante disso, a proposta da startup Solo líquido consiste no desenvolvimento de um solo sintético, com características de fertilidade próximas ao solo convencional além de reduzir o consumo hídrico. Grandes áreas produtivas já possuem agricultura de precisão, no entanto, pequenas propriedades, apresentam uma lacuna para a otimização de sua produção. O produto Solo Líquido permite o cultivo de plantas de forma totalmente independente do solo, de modo pratico e acessível a qualquer pessoa.

A solução da Mudiê se configura nas seguintes partes: i) metodologia de capacitação das mulheres vulneráveis sobre alimentação, gastronomia e empreendedorismo; ii) essas mulheres começam a produzir na cozinha Mudiê marmitas artesanais com alimentos de base agroecológica, de baixo custo ambiental; iii) essas marmitas são entregues para a população de Recife com embalagens e uma logística sustentáveis.

A solução busca incentivar e viabilizar a recuperação e a restauração ambiental na Amazônia a partir do plantio de árvores, estimulando a produção agroecológica de madeira e alimentos, gerando renda extra para o agricultor familiar e democratizando o mercado de “micro-crédito” de carbono. A ideia é ter uma plataforma que possibilita que os investidores (B2C e B2B) doem quantias de capital e tenham controle total sobre a sua utilização e retorno, enquanto esta quantia é fornecida aos agricultores familiares que a utilizarão para o plantio e manutenção das florestas já existentes.

Transformar esses caroços em novos produtos com base na economia circular, utilizando-os como matéria-prima para a produção de sabonetes faciais para pessoas com pele mista ou oleosa. Nossa solução trabalha estendendo a cadeia do açaí redirecionando o caroço que iria para o meio ambiente, inserindo-o em um ciclo de produção para tratamento e beneficiamento, agregando valor ao que antes era um resíduo e que após beneficiado gera a movimentação na economia a partir da venda de um novo produto.

Acesso a comércio justo e positivo para o fortalecimento das cadeiras produtivas da farinha e dos óleos vegetais.

Somos um aplicativo que conecta os estabelecimentos do ramo alimentício que possuem excedentes de produção(produtos próximos a data de validade, que não foram consumidos ao longo do dia e c/ pequenas imperfeições) a usuários através de uma sacola surpresa. Monetizamos por cada venda, beneficiando estabelecimentos, usuários e meio ambiente.

O fogo sem controle é o vírus e a floresta o sistema. Desenvolvemos então uma plataforma que funciona como um firewall. O Pantera é a plataforma integrada para gestão de incêndios florestais e agrícolas que oferece módulos para prevenção, detecção precoce por câmeras (I.A) e satélites, resposta rápida (gestão de brigadas e de recursos) e ainda mensura emissões de CO2 e impactos ODS.

O DuBac é um biotecido em placas de 50x60cm, fabricado a partir da fermentação de bactérias. O foco é o mercado de calçados e acessórios, pois possui aparência e aplicabilidade similar ao couro animal, é biodegradável, baixa pegada de carbono e hídrica, produzido em 45 dias em fazendas verticais indoor e dispensa químicos pesados. Dura 5 anos ou mais, e se decompõe em 3 meses(condições ideais).

Trabalhamos exclusivamente com a pesca artesanal local e pagamos valores justos pelo pescado comprado de pescarias mais sustentáveis. Fornecemos a pessoas físicas e jurídicas, com um Clube de Assinatura que oferece benefícios e conexão com produtores. Ensinamos clientes sobre safra, sustentabilidade e receitas das espécies, promovendo o consumo consciente com capacitações e materiais educativos.

A VerdeNovo trás para as mãos do cliente a possibilidade de mudar a realidade de pessoas que residem em áreas ricas de beleza naturais, porém que vivem muitas vezes abaixo da linha da pobreza. Através do fortalecimento de coletores de sementes nativas buscamos impulsionar a restauração ecológica a um nível sistêmico de transformações. Entregamos geração de renda para o público impactado.

Turismo de experiência nas ilhas do bairro do Pontal da Barra em Maceió/AL com intuito de vivenciar o ecossistema dos manguezais, onde o turista pode plantar mangue, contribuindo para a recuperação das partes desmatadas. Fazendo essa conexão entre a área plantada, o Nosso Mangue oferece crédito de carbono comercializando lotes de mangues para as empresas/ instituições possam fazer sua compensação.

A Amazon Biofert, converte em até 75% de residuos de agroindustrias em um poderoso biofertilizante, que funciona como imã de fertilizante , capaz de reduzir o uso de fertilizantes minerais em até 50%, além de trazer vida para o solo e fixar carbono orgânico no solo e reduzir a emissão de co2, e reduzir o custo com irrigação pois o produto aumenta os poros do solo.

Desenvolvemos e operamos máquinas de coleta gamificada para resíduos pós-consumo, fidelizando consumidores e aumentando vendas. Através dos descartes, geramos analytics de pós-consumo, fornecendo valor aos clientes e permitindo retenção e engajamento de consumidores em locais diversos. Oferecemos solução personalizável, unindo tecnologia, inovação e sustentabilidade através de assinatura mensal.

Há 14 anos no mercado, o Grupo Muda apresenta soluções B2C no Instituto Muda, fazendo a Gestão de Resíduos e Educação Ambiental em mais de 700 condomínios na cidade de São Paulo, garantindo a destinação correta de resíduos recicláveis que são doados para 15 Cooperativas de reciclagem, parceiras; e soluções B2B em que possibilitamos às empresas, se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Conectamos propriedades rurais com oportunidades de negócios regenerativos. Através do nosso banco de áreas, estamos estruturando uma prateleira de projetos que é um atrativo para as instituições, que podem optar por qual projeto investir para a mitigação das emissões de carbono. Por meio de nossas conexões, oferecemos projetos cofinanciados que reduzem o risco de investimento e aumentam o impacto

Temos uma plataforma para rastreabilidade de ponta a ponta de todo o processo dos resíduos, com multiuso pelos vários atores da cadeia e com monitoramento dos principais gestores sobre os dados e as documentações e com as evidências sobre os resíduos desde a sua origem inicial

A Compensei traz uma solução que democratiza o acesso à gestão de emissões de carbono da cadeia do turismo, através de uma plataforma que auxilia na mensuração, redução, monitoramento e compensação de emissões do setor do turismo, apoiando projetos socioambientais para a compensação ambiental por meio de pagamento por serviços ambientais (PSA), gerando impacto para comunidades e a biodiversidade.

Em parceria com pequenos produtores e agricultores familiares, a Simplicitude desenvolve produtos criativos usando insumos de origem sustentável (sistema agroflorestal Cabruca). Além de produtos autorais (marca própria), nós apoiamos produtores parceiros no desenvolvimento de suas próprias marcas e produtos, incentivando o aproveitamento do máximo de matérias primas provenientes da Mata Atlântica.

Através de gestão inteligente de energia e facilitando o acesso a energias renováveis, reduzimos custos e recursos dessas empresas. Nosso medidor inteligente capta dados que identificam ineficiência no consumo, anomalias em máquinas e oportunidades de economia que vão reduzir o consumo de eletricidade dessas empresas. Ao fim, fazemos um “match” entre geradoras de energias renováveis e as empresas.

Nosso Planeta é uma plataforma de educação independente para ajudar a formar e apoiar pequenos produtores a executar e gerir projetos e garantir alcance de certificação as reduções de emissões geradas por projetos locais e assegurar que atendam aos mais altos padrões mundiais usando metodologias colaborativas e tecnologias acessíveis para se certificar da transparência e segurança dos projetos e créditos.

Procuramos explorar de forma sustentável e científica o potencial de frutos nativos da região Amazônica, que são obtidos geralmente por extrativismo, mas que apresentam potencial para a fabricação de produtos alimentícios com alto valor agregado e para o desenvolvimento de novos produtos que tenham maior vida de prateleira, padronizados e com compostos bioativos.