A AeroRiver, participante da edição de 2024 do Garagem no módulo de Criação, é um negócio amazonense que vem ganhando destaque no ecossistema de inovação nacional com sua solução para o transporte fluvial na região amazônica. A startup foi recentemente destaque no portal EXTRA com o projeto Volitan, um veículo de efeito solo, apelidado de “barco voador”, que pretende ser uma alternativa rápida, segura e sustentável em comparação a barcos e aviões tradicionais.
Desenvolvido ao longo de quatro anos, o Volitan é capaz de transportar até dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, alcançar velocidades de até 150 km/h e decolar e pousar diretamente na água. Esses atributos contribuem para reduzir drasticamente o tempo de deslocamento em regiões onde o transporte fluvial tradicional é lento e o transporte aéreo é caro e de difícil acesso.

De acordo com a startup, os testes em ambiente real estão previstos para o primeiro trimestre de 2026, com ensaios de flutuabilidade, navegação e voo realizados nos próprios rios amazônicos. Nessa fase, também será testado o sistema de assistência à pilotagem desenvolvido pela AeroRiver, que busca tornar a operação mais simples e segura, ampliando o potencial de adoção da tecnologia.
Podendo ser empregado em rotas de turismo, no transporte de insumos e passageiros, além de atuar no apoio à segurança e à prestação de serviços de saúde em comunidades isoladas, o “barco voador” evidencia, assim, seu alto potencial de impacto ambiental e social.
Confira aqui a matéria na íntegra.