Criação

Acelere o crescimento da sua startup de impacto

Para você que está começando a empreender com impacto e quer apoio para dar os primeiros passos! 

Receba suporte para desenvolver seu produto mínimo viável (MVP), validar sua solução no mercado, lançar sua startup, conquistar os primeiros clientes e ter acesso à rede de empresas parceiras (públicas e privadas) e de investidores(as). Não é necessário ter CNPJ criado para participar. 

Metodologia

Trilha de conteúdos, mentorias e workshops criada para empreendedores e empreendedoras que estejam no início de suas jornadas e desejam desenvolver negócios de impacto social ou ambiental a partir de ideias inovadoras.

Duração

Duração

3 meses

Prêmio

Premiação

R$ 20.000 ao destaque

Custo

Custo

100% gratuito

Formato

Formato

Híbrido

Critérios de Seleção

Estágio de Maturidade 

Negócios em fase de ideação, prototipação e desenvolvimento de MVP (Mínimo Produto Viável), com ou sem formalização (CNPJ). 

Impacto Social ou Ambiental 

Soluções que apresentem potencial de impacto social e/ou ambiental positivo por meio de produto, serviço e/ou ao longo da cadeia produtiva. 

Perfil do(a) Empreendedor(a) e Equipe 

Empreendedores(as) de todo o Brasil, com intenção genuína de impactar positivamente a sociedade, engajados(as) com o negócio e abertos(as) a repensar pontos fundamentais da solução dentro do Programa. 

Confira as perguntas frequentes aqui!

O BNDES Garagem é um programa desenvolvido para fortalecer o empreendedorismo socioambiental brasileiro. Nesta edição, irá impulsionar gratuitamente negócios de impacto que queiram contribuir para a resolução de desafios sociais ou ambientais, por meio de metodologias inovadoras de aceleração aplicadas por organizações que são referências no ecossistema de empreendedorismo: Artemisia, Wayra e Liga Ventures.

A Artemisia é uma organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, com mais de 500 iniciativas de impacto apoiadas. Saiba mais em: www.artemisia.org.br

A Wayra é um dos maiores hubs de inovação aberta no mundo, com mais de 500 startups investidas no portfólio global e 34 no Brasil. Saiba mais em: www.wayra.com 

A Liga Ventures é a primeira aceleradora brasileira focada na promoção de inovação aberta através da conexão entre grandes empresas e startups para geração de negócios, com mais de 250 startups aceleradas. Saiba mais em: www.liga.ventures

Preencha o formulário de inscrição, de acordo com o estágio que seu empreendimento está (Criação ou Tração) até 24 de junho de 2022 com o máximo de informações sobre você e seu negócio.

O processo de avaliação das startups de impacto seguirá critérios rigorosos e será feito por uma rede de avaliadores(as) qualificados(as) para analisar as propostas submetidas. A seleção ocorrerá em 5 etapas:

– Avaliação das respostas do formulário de inscrição
– Avaliação via entrevista via videoconferência
– Avaliação de vídeos com apresentação do empreendedor(as) (Pitch Digital)
– Avaliação de documentação necessária para a participação no Programa
– Assinatura do Termo de Aceite. 

O resultado do processo de seleção será enviado a todos os inscritos – aprovados ou reprovados – por e-mail até 08/08/2022 para o estágio Tração e 19/08/2022 para o estágio Criação.

Este ciclo do Programa será realizado de forma híbrida, com algumas atividades on-line e outras presenciais no Rio de Janeiro/RJ. Para os momentos presenciais, o BNDES oferecerá um auxílio de custos de deslocamento e hospedagem para os(as) participantes localizados(as) fora da região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O Programa terá início em agosto/2022 para o estágio Tração e em setembro/2022 para o estágio Criação. Os empreendedores(as) selecionados(as) receberão mais informações pela equipe do BNDES Garagem – Negócios de Impacto após confirmação de aprovação.

Em Criação procuramos por empreendedores(as) e startups que estejam na fase inicial do negócio, ainda passando por validações de problema, solução, público alvo, sem modelo de negócio definido; não possuam faturamento recorrente; podem ter ou não mais de 1 sócio(a) e/ou equipe, que podem ou não serem formalizados (CNPJ) e que se enquadrem em um dos três estágios:

a) Ideação: startup com uma ideia de problema que quer resolver e está na fase de desenvolver o conceito da solução, mas ainda sem validações.

b) Prototipação: startup com uma proposta de solução, que está sendo validada com os primeiros testes, a fim de conhecer a sua viabilidade frente a resolução do problema.

c) MVP: startup com uma solução mais robusta que o protótipo e que está em fase de testes a fim de reconhecer a sua viabilidade de mercado, pode ou não ter seus primeiros clientes pagantes.

Em Tração procuramos por startups que estejam em uma fase mais avançada do negócio e que já possuam aspectos como o problema, solução, público-alvo e modelo de negócio validados, que estejam colocando o seu impacto socioambiental na prática; que já possuam um faturamento e número de clientes recorrentes, sendo capazes de ter e/ou prever uma sustentabilidade financeira do negócio; que possuam mais de 1 sócio(a) e/ou equipe formalizados e que se enquadre em um dos dois estágios:

a) Tração: startup que já validou o seu modelo de negócio junto ao mercado (pode ter um produto já validado, ou buscar lançar um novo durante o Programa), apresenta resultados recorrentes e precisa incrementar as vendas.

b) Scale Up: startup que está em fase de crescimento acelerado e ganho de escala local e/ou internacional.

Sim! Além dos programas contarem com critérios de seleção diferentes, sabemos que negócios avançam e se reinventam muito rapidamente. Por isso, se a sua solução não foi aprovada em algum programa no passado, não significa que não esteja qualificada para participar do BNDES Garagem – Negócios de Impacto. Faça sua inscrição!

Aceitamos inscrições de empreendedores e empreendedoras que já tenham participado do BNDES Garagem ou de programas das aceleradoras parceiras, porém, neste ciclo delimitaremos o máximo de 15% de vagas para startups que se enquadrarem nesse contexto. O objetivo é ampliar a oportunidade para empresas que ainda não tenham sido apoiadas pelas organizações realizadoras.

A inscrição do negócio deve ser feita apenas uma vez, sendo importante incluir no formulário informações sobre os(as) sócios(as).

Tração: Poderão participar do programa 2 sócios(as) representantes, em que pelo menos um deles deverá estar presente em nas atividades obrigatórias, sejam elas presenciais, de conexão ou online. Além disso, se for de interesse da startup, poderão ser chamadas outros líderes da startup, que não os(as) sócios(as) representantes, para os eventos online.

Criação: Poderão participar do programa até 2 sócios(as) representantes, podendo ser apenas um se justificado. Em caso de 2 representantes, pelo menos um deve participar das atividades obrigatórias, sejam elas presenciais, de conexão ou online, podendo haver revezamento entre eles. No caso de apenas 1 representante, este deverá estar presente em todas elas.

Além disso, se for de interesse da startup, poderão ser chamadas outras pessoas da startup, que não os sócios representantes, para os eventos online.

Não necessariamente. No estágio de Criação o negócio ainda não precisa ter clientes ou estar faturando. Já para o estágio de Tração, serão aceitas startups que já tenham faturamento e número de clientes recorrentes, com modelos de negócio viáveis.

Depende para qual estágio você irá se inscrever: no estágio de Criação, este não é um critério que será avaliado, entendendo que as startups ainda estão no início de suas jornadas, muitas vezes, ainda sem CNPJ. Já no estágio de Tração, é obrigatório que a startup tenha um CNPJ para participar, sendo este um critério eliminatório.

A participação é 100% gratuita e as startups não precisam abrir mão de participação societária para serem aceleradas (ou seja, é um programa equity free). Em contrapartida, os(as) empreendedores(as) participantes devem enviar indicadores internos de seus negócios para monitoramento pós programa, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos negócios.

Recomendamos que você se inscreva para o estágio de Tração, pois o programa no estágio de Criação é voltado para negócios que estão começando os seus trabalhos e tirando os planos do papel como um todo e não só em um produto em específico.

Não há restrições. Aceitamos todos os tipos de CNPJ.

Ficou ainda com alguma dúvida?
Fale com a gente:  garagem@consorcioawl.com.br

BNDES Garagem
Veja outros conteúdos sobre empreendedorismo no Blog do Desenvolvimento (BNDES)

BNDES Garagem 2023 © Todos os direitos reservados.